sábado, 25 de abril de 2009

A Atividade Física na Terceira Idade e relações intergeracionais.


Nas sociedades atuais o envelhecimento é um dos fenomenos que mais se evidencia. De fato, tem-se verificado nas últimas décadas um aumento gradual da longevidade que conjuntamente com a diminuição das taxas de natalidade e redução da morbilidade se reflete no crescente aumento da população idosa (OMS, 1998). Este grupo populacional passa então a ser uma categoria social que não pode ser ignorada. No entanto, embora este aumento da esperança média de vida se constitua como um aspecto positivo, o fato é que esta tendência se baseia mais em fatores de natureza quantitativa e não qualitativa. Ou seja, apesar de todos os esforços médicos e científicos para prolongar os anos de vida dos sujeitos idosos, este aumento da longevidade nem sempre se faz acompanhar por uma vida salutar, autónoma e com qualidade. Neste sentido, interessa encontrar formas que de algum modo possam reverter esta situação.
A melhoria da qualidade de vida durante a velhice é um dos principais desafios do século XXI. Adicionalmente, são notórios os efeitos da atividade física na melhoria da composição corporal e consequentemente na redução de factores de risco das diferentes patologias características da sociedade contemporânea (RAGUSO et al., 2005).
Um estilo de vida mais ativo, permite ao idoso manter ou melhorar as suas capacidades funcionais, independência e qualidade de vida (BRACH et al., 2004).

Confira mais:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

SEDENTARISMO


O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.


veja mais....

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Osteoporose na Terceira Idade



A osteoporose é uma doença muito comum em idosos, principalmente nas mulheres após a menopausa.
Significa perda da massa óssea e os ossos passam a apresentar poros e enfraquecem Com a osteoporose o risco de fratura aumenta. É importante seguir algumas medidas de prevenção e controle...



terça-feira, 21 de abril de 2009

Hidroginástica na Terceira Idade


A prática da atividade física é muito importante em diversas fases das nossas vidas, na 3ª idade não é diferente, nesse estágio da vida o corpo necessita de exercício principalmente para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Entre os idosos uma atividade indicada e bastante procurada é a Hidroginástica pois a mesma é capaz de promover modificações morfológicas, sociais e fisiológicas, melhorando as funções orgânicas e psíquicas.
As pessoas de terceira idade sofrem com vários tipos de modificações como: Atrofia muscular, Sarcopenia, Osteoporose, Deficiência auditiva e visual, Hipertensão arterial, Insuficiência cardíaca entre outras. Todas estes processos poderão ser retardados ou aliviados, mediante a prática da Hidroginástica.

Algumas Vantagens da Hidroginástica:
• Frequência cardíaca mais baixa
• Ganho de Estabilidade e equilíbrio
• Redução da Gordura Corporal

Desvantagens e Contra Indicações
• Exercícios mal orientados
• Avaliação não específica
• Profissionais incapacitados e leigos sobre a modalidade;


Veja mais...